sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

A Escola de Cristo (T. Austin-Sparks)


Capítulo 8 

A Lei Governante do Amor Divino

Ler: João 1:4; 2:3; 3:3; 4:13-14; 5:5-9; 6:33-35; 9:1-7; 11:1-6, 17,21,23,25-26.

UM PONTO ZERO
Todas essas passagens que temos lido são realmente uma seqüência. Elas são conseqüências do primeiro: "“Nele estava a vida; e a vida era a luz dos homens"". E você perceberá que elas representam um ponto zero. A mãe de Jesus disse para Ele: Eles não têm vinho; não há nada para se extrair! O próximo capítulo é apenas outra maneira de dizer a mesma coisa. Nicodemos veio a Jesus e procurou começar por um ponto no qual considerou ser viável para se negociar com Jesus, mas era um ponto muito avançado, para que o Senhor pudesse aceitar; Assim, Jesus trouxe Nicodemos de volta para o ponto zero, e lhe disse: Você precisa nascer de novo. Nós não podemos começar em qualquer outro ponto que não esse. Se você e eu queremos ter qualquer tipo de relacionamento vivo, precisamos ir direto para lá: para ponto zero, e começar a partir dali. ""Precisamos nascer de novo"", pois, se alguém nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus. De nada adiantará iniciarmos de outro ponto, de onde estaremos incapacitados de ver. O capítulo 4 é outra maneira de se estabelecer a mesma verdade. A mulher samaritana, afinal de contas, estava na bancarrota, no zero. Jesus gradualmente dá abertura para uma conversa e a última conversa dela, em efeito, é: Bem, eu não sei nada sobre isso; venho aqui todos os dias, mas não sei do que você está falando! Ela está no zero: e então Ele diz: É aí que começamos. A água que eu te der não vem dessa fonte, absolutamente, não é algo que você pode produzir ou melhorar. Não, é algo que procede unicamente de Mim; é um ato completamente separado de você. E aqui nós começamos novamente o mesmo assunto.
Então, no capítulo 5, o Espírito Santo é cuidadoso em deixar bem claro que aquele pobre camarada estava num estado de desesperança; que todo esforço tinha sido em vão; que cada esperança estava desapontada. Por 38 anos, uma vida, esse homem tinha estado daquele jeito, e pode-se ver o desespero desse homem. E o Senhor Jesus não diz a ele: Olhe aqui, você é um pobre aleijado; Eu vou pegar a sua mão, e após um período de tratamento, você irá poder andar; vou tornar esses seus velhos membros novos; irei melhorar a sua condição. Nada disso. Num instante, num momento, um novo início se dá. O efeito daquilo que Jesus faz é como se aquele homem nascesse de novo. E isto ocorre não simplesmente curando o velho homem, mas fazendo dele um novo homem, em princípio. Isto é algo que acontece, que não estava lá antes, que não podia ser produzido antes, é algo que unicamente Cristo poderia ter feito. É o ponto zero; e Jesus começou do zero.
Capítulo 6— uma grande multidão. Aonde compraremos pão suficiente para esta multidão? Bem, era uma situação bastante desesperadora, mas através de Seu próprio agir, Jesus resolve a situação, e então segue com o Seu grande ensino, para interpretar o que Ele tinha feito, alimentando a multidão. Jesus diz: Eu sou o Pão que desceu do céu. Não há nada aqui na terra que possa satisfazer esta necessidade; isto tem que vir do céu; Pão do céu para a vida do mundo: do contrário o mundo fica morto. Nós começamos do zero. ( Os pães e os peixes podem representar nossa pequena medida de Cristo, a qual pode ser aumentada.)
Capítulo 9— o homem nascido cego. Não é um homem que perdeu sua visão e que agora a recupera. Este não é o ponto, absolutamente. A glória de Deus não é encontrada na melhora das coisas, mas é encontrada na ressurreição. É isto o que se sucede aqui. A glória de Deus não é encontrada em nossa capacidade de produzir algo ou colocá-lo nas mãos de Deus, algo nosso, para que Ele o tome e faça uso. A glória de Deus é algo que vem unicamente Dele mesmo, e nós não podemos contribuir com coisa alguma. A glória de Deus se dá a partir do zero. O homem foi nascido cego. O Senhor Jesus deu a ele a visão; ele nunca tinha visto antes.
Então, o capítulo 11 junta tudo. Se você olhar para Lázaro, verá que ele é a representação de "“Eles não têm vinho”". Ele é a representação de "“Você precisa nascer de novo”". Ele é a representação de "“a água que Eu lhe der formará nele…” "Ele é a representação de um estado de bancarrota; mas o Senhor veio para isso. Lázaro é a representação do capítulo 6: " "Eu sou o pão vivo que desceu do céu… para a vida do mundo"". Lázaro é a representação do capítulo 9, um homem que está sem visão, que ganha visão do Senhor Jesus. Lázaro representa tudo isso. Mas, se você notar, ao juntar tudo isso, o Espírito santo é muito cuidadoso em enfatizar uma coisa, principalmente, que o Senhor Jesus não irá tocar a situação até que ela atinja sua posição extrema, onde não haja qualquer remédio humano. Ele não irá vir ao cenário, até que todas as coisas humanas falhem, estejam num ponto zero. E essa não é uma questão de falta de interesse, de solidariedade, de amor, pois aqui o Espírito novamente nos mostra que havia amor. Mas o amor possui uma lei.
A LEI GOVERNANTE – A GLÓRIA DE DEUS
O amor de Deus está debaixo de uma lei: da lei da Sua glória. E Ele somente pode mostrar o Seu amor se isso resultar em Sua glória. Ele é governado por isso. Todas as vezes que Ele demonstrou o Seu amor, Seu objetivo era que Ele fosse glorificado, e a glória de Deus está associada a ressurreição. ""Não te disse que, se creres, versa a glória de Deus?" " ""O teu irão irá levantar novamente" " . A glória de Deus está na ressurreição, e por isso o amor exige que tudo venha ao lugar onde apenas irá resolver a situação; e não curando as coisas, e não remediando um velho homem.
Oh, deixe-me iniciar bem lá atrás no princípio, se for necessário. Há muitas pessoas neste mundo que pensam que existe alguma coisa no homem que pode contribuir para a glória de Deus. Esta é uma falácia mentirosa muito antiga. Isto não é verdade. Chame-o do que quiser, pois ela tem vários nomes, tais como "'a luz interior'" ou "'a centelha divina'". Toda Palavra de Deus é tremenda sobre esse assunto. Eu começo no zero, e zero para mim significa que eu não contribuo com coisa alguma. Tudo vem de Deus. O próprio fato de que o dom de Deus é a vida eterna significa que você não a possui, até que ela lhe seja dada. Você é cego, até que Deus lhe dê a faculdade de ver. Você está morto, até que Deus lhe dá vida. Você está sem esperança, como aquele aleijado, até que Deus faça algo por você, e em você, o qual você jamais pode fazer. A menos que Deus faça isso, a menos que isso ocorra, bem, você continua lá, na sua posição. Espiritualmente, é assim que você está. Você não pode contribuir com nada. Nicodemos, você não tem nada para dar, você precisa nascer de novo; Eu não posso aceitá-lo nesse ponto que você vem a Mim! Mulher de Samaria, você não tem nada, e você sabe e confessa isso: É aí que Eu começo! Homem de Betânia, você não pode fazer coisa alguma, e você sabe disso: então tudo depende de Mim! Se existe alguma coisa é por minha causa! Lázaro, o que você pode fazer agora, e o que alguém pode fazer por você? Se Eu não vir e não fazer a obra, então não resta nada a não ser corrupção!
Esta é uma das maiores lições que você e eu temos que aprender na Escola de Cristo: que Deus, para a Sua glória, começa no ponto zero, e Deus irá se utilizar do sofrimento, através do Espírito Santo, para nos fazer conhecer que é o ponto zero; isto é. Para nos trazer conscientemente ao ponto zero, e nos fazer entender que tudo depende Dele. Como você vê, Deus enxerga sempre o fim das coisas, e o fim é sempre a Sua glória. Tome esta palavra novamente através deste Evangelho __ a glória de Deus em relação a Cristo. Nós dizíamos, numa meditação anterior, que o grande final de Deus para nós em Cristo é a glória, a plenitude da glória. Sim, mas então há uma coisa _ que nenhuma carne possa se gloriar diante Dele. E onde isso acontece? __ "“Aquele que se Gloria, glorie-se no Senhor” "(1 Cor 1:29-31). E a que isto está associado? — "“Ele para nós foi feito sabedoria, justiça, santificação e redenção: que, de acordo com o que está escrito, aquele que se Gloria, glorie-se no Senhor"". É uma questão do que Ele foi feito. Nenhuma carne pode se gloriar diante Dele. ""Minha glória, pois, não a darei a outrem" ". (Isa 42:8; 48:11). Portanto, tudo isso é um assunto do Senhor, e Ele irá reter isso em Suas próprias mãos. ""E quando ele tinha ouvido … ele ficou dois dias … onde ele estava" " (John 11:6). Em amor, governado pelo amor, que a glória de Deus possa ser revelada.
Estamos nós convictos disso? Levamos tanto tempo para aprender essas lições elementares. Nós ainda nos apegamos em algum tipo de idéia de que podemos produzir algo, e todos os nossos miseráveis dias são simplesmente o resultado de acharmos que de algum modo podemos dar algo ao Senhor. Não sendo capazes de tal coisa, mas fracassando o tempo todo, nos tornamos miseráveis, perfeitamente miseráveis. E levamos muito tempo para chegar numa posição onde realmente entendemos completamente essa questão, mesmo que vivêssemos o maior espaço de tempo possível de um homem viver nesta terra, nós não seremos capazes de fornecer com coisa alguma, nem com um "“J” " que seja aceitável a Deus, o qual Ele possa usar para a nossa salvação, santificação, glorificação, absolutamente dada. Tudo o que Deus pode usar é o Seu Filho, e a medida da nossa glória final será a medida de Cristo em nós, apenas isso. Haverá diferenças em glória, como uma coisa difere da outra. Uma é a glória do sol, outra é a glória da lua, outra é a glória das estrelas. Haverá diferença em grau de glória, e a diferença da glória final será de acordo com a medida de Cristo que cada um de nós possui. Isto, por sua vez, depende de quanto você e eu, por fé, estamos realmente fazendo Cristo a base de nossa vida, do nosso ser, quanto o princípio dessas palavras familiares tem sua aplicação em nosso caso, "'Não o que eu sou, mas o que Tu és'". Cristo é toda a glória, " 'o Cordeiro é toda a glória na terra do Deus Emanuel'".
Amados amigos, seja lá o que vocês façam com tudo isso, do ponto de vista de Deus, a glória da vida depende inteiramente da nossa apreensão em fé, apropriação e apreciação de Cristo, e não há glória absolutamente para nós agora ou no tempo que está por vir, mas apenas em Cristo. Eu sei o como isto é muito simples, quão elementar, mas, oh, é uma coisa que governa tudo. Glória __ que o Senhor seja glorificado em nós. Que coisa mais grandiosa poderia acontecer do que o Senhor seja glorificado em nós? A glória de Deus está ligada à ressurreição, e a ressurreição é a única prerrogativa de Deus. Assim, para que Deus seja glorificado em nós, você e eu temos que viver Nele, com a vida da ressurreição, dia após dia, e conhecê-Lo.

FIM
Tradução – V N S - 25/10/08


>Capítulo 01









VISITE NOSSOS CANAIS DO YOUTUBE ATRAVÉS DOS SEGUINTES LINKS: 

>Nosso Canal do Youtube (Áudio Livros Cristão)

>Nosso Segundo Canal (Variedades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola de Cristo - T. Austin-Sparks

Prefácio da Terceira Edição Revisada A ministração contida neste pequeno livro foi escrita sobre a bigorna de envolvimentos profund...