terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A Escola de Cristo (T. Austin-Sparks)


Capítulo 5

A Luz da Vida

" “E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele. E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental. E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor encheu o templo.” " (Eze. 43.2, 4-5)
" “Então me levou pelo caminho da porta do norte, diante do templo; e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu o templo do Senhor; pelo que caí com o rosto em terra.” " (Eze.44.4)
" “Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar.” " (Eze. 47.1)
" “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;” " (João 1.4)
" “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” " (Jo.8.12)
" “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. " (Jo.3.3)
" “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” " (Jo.9.5)
" “Ora, entre os que tinham subido a adorar na festa havia alguns gregos. Estes, pois, dirigiram-se a Felipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queremos ver a Jesus. Felipe foi dizê-lo a André, e então André e Felipe foram dizê-lo a Jesus. Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” " (Jo.12.20-24)
" “Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” " (Jo.12.46) " “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” " (2Cor.4.4)
" “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,” " (Efé.1.17-19)
A Luz da Vida! Antes de fazer uma consideração mais exata sobre este assunto da luz da vida, posso fazer uma pergunta bem simples, mas direta? Podemos nós dizer com verdade que estamos realmente desejosos em estar no propósito de Deus; em saber que propósito é esse, e ser achado dentro dele? Tudo depende disso: se nós temos esse desejo. É um assunto prático. Este assunto tem que nos envolver a ponto de ficarmos interessados realmente nele, em querermos aumentar nosso conhecimento a respeito das coisas espirituais. Ao olharmos para dentro de nossos corações neste momento _ e devemos fazer isso mesmo, cada um de nós _ será que poderemos dizer que existe um genuíno e forte desejo em estar dentro desse propósito, o grande e eterno propósito de Deus? Estamos nós preparados para nos comprometermos com o Senhor em relação a isso, numa transação final, por entendermos agora que Ele não irá fazer nada até que estejamos realmente desejosos em abraçar o Seu eterno propósito, custe o que custar? Como povo de Deus, estamos nós prontos para enfrentar isso, e tomarmos nossa posição com Deus? Eu sei que alguns de vocês já estão lá, e que para vocês não há necessidade de se exercitar muito sobre esta questão, mas é bem provável que haja alguns que têm aceitado as coisas teoricamente ou supostamente. Quero dizer, eles são cristãos, são crentes, pertencem ao Senhor, são salvos, colocaram sua fé em Cristo, têm tido um relacionamento com instituições cristãs, e muitas coisas desse tipo por longo tempo, talvez desde a infância. É para os tais que faço este apelo de início. Aqui na Palavra de Deus aquela mesma frase é usada repetidamente _ " “de acordo com o Seu propósito eterno que propôs em Cristo Jesus antes que o mundo existisse” " . É este propósito que está em primeiro lugar em nosso horizonte, ou este propósito é algo remoto, obscuro, Escondido? Eu chamo a atenção para isto, porque devemos ter algo onde possamos trabalhar. Deus deve ter algo sobre o qual trabalhar, e, se esta for a posição, então podemos prosseguir, e haverá um alargamento da revelação para esse propósito e direção. Mas, a menos que tenhamos uma atitude e posição muito positiva a esse respeito, você irá ouvir um monte de coisas sendo ditas, e serão ditas mais ou menos por sua causa.
O PROPÓSITO DE DEUS
Bem, agora, considerando que haja tal desejo, pelo menos em certa medida, que nos justifique continuar, perguntamos: Qual é o propósito de Deus? E eu penso que isso pode ser colocado de uma maneira entre outras: Podemos dizer que o propósito de Deus é que haja um tempo quando Ele terá um instrumento no qual e através do qual a Sua glória possa brilhar para este universo. Vemos que isso é claro no caso da Nova Jerusalém, que desce do céu, da parte de Deus, tendo a glória de Deus; seu brilho é como a pedra mais preciosa, como a pedra de jaspe, clara como cristal. " “Tendo a glória de Deus!” " Isto é o que Deus tem planejado para o Seu povo; para ser, num sentido espiritual, no Seu universo de inteligências espirituais o que o sol é para este universo; para que as nações caminhem na Sua luz; e isto significa dizer que a vontade de Deus é ter um povo cheio de luz, " “a luz do conhecimento da glória de Deus” " . Este é o plano, e Deus começa a se mover nesta direção no exato momento em que cada um de seus filhos nasce do alto, pois esse mesmo nascimento, que é um novo nascimento do alto, significa o afastamento da escuridão e o romper da luz.
Durante todo o nosso caminho na Escola de Cristo, o Espírito Santo está engajado nisso, em nos levar cada vez mais para a luz, " “do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo” " ; que isso possa ser verdade em nosso caso: " “ a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito” " (meio-dia) (Prov.4.18) Muitas pessoas têm pensado __ e, pensando assim, têm ficado desapontadas __ que isso significa que a coisa vai ficando cada vez mais fácil, mais alegre, e mais agradável na medida em que prosseguimos. Mas não funciona dessa forma. Não vejo isso como verdade nas circunstâncias e condições exteriores dos santos de todos os lugares e em todos os tempos. Para eles o caminho o caminho não fica cada vez mais agradável exteriormente. Mas, se estivermos realmente nos movendo sob o governo do Espírito Santo, podemos dizer com toda certeza, que interiormente a luz vai crescendo. O caminho vai ficando mais e mais agradável; cada vez mais vamos enxergando. Este é o propósito de Deus; antes que o tempo chegue, quando não houver mais qualquer escuridão, nem sombra, nem neblina, mas apenas luz, perfeita luz. Nós não veremos mais através de um vidro opaco, mas face a face; nós conheceremos da mesma forma como somos conhecidos. Este é o propósito de Deus. Isso não interessa a você? Você deseja isso?
Mas isso envolve crise e é também um processo na vida espiritual, com um clímax glorioso no arrebatamento. O que eu estou especialmente envolvido agora é com esse processo.
Lemos em Ezequiel sobre a glória do Senhor vindo e enchendo a Casa, e temos visto em meditações anteriores que o Senhor Jesus é esta Casa. Ele é a grande Betel de Deus sobre a qual os anjos sobem e descem, onde Deus é achado, onde Deus fala (o local do oráculo), onde está a autoridade Divina, e a palavra final. Ele é a Casa, e a glória do Senhor está Nele, a luz de Deus está Nele.
O LUGAR DA GLÓRIA DO SHEKINAH
Olhando para o passado, para o tabernáculo, ou para o antigo templo, onde a glória do Shekinah aparecia, fazemos a observação de que aquela luz, aquela glória que unia o céu e a terra como uma escada, se manifestava no interior do Santo dos Santos. Você sabe que no Santo dos Santos, tudo estava coberto por uma cortina ao redor e por cima, que excluía a menor pontinha de luz natural, de tal modo que, se alguém entrasse ali sem o Shekinah, encontraria escuridão total, sem qualquer luz; mas, se entrasse ali quando vinha o Shekinah, encontraria plena luz; era uma luz totalmente divina, uma luz celestial, a luz de Deus. E aquele lugar, o Santo dos Santos, representa a vida interior do Senhor Jesus, o Seu Espírito, onde Deus é encontrado, a luz do céu, a luz de Deus Nele. O Seu Espírito é o Santo dos Santos, a Casa Santa de Deus, e foi lá, no Santo dos Santos, onde a luz da glória estava, que Deus disse que Ele iria falar com o Seu povo, através dos seus representantes. " “E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.” " Êxo.25.22 O lugar da comunhão _ " “Virei a ti” " . " “comunhão” " Que palavra amável _ Não há nada de severo, de terrível e assustador nessa palavra. " “Terei comunhão contigo” " . É um lugar onde Deus fala; na comunhão Deus se faz conhecido. É chamado de o lugar do oráculo, o lugar de onde Deus fala; e isto é o Propiciatório, o lugar da Misericórdia, e tudo isso representa o Senhor Jesus. Ele, como dissemos, foi posto por Deus como o propiciatório (Rom.3.25), e Nele Deus se comunica com o Seu povo.
Nele Deus fala para e com o Seu povo. A ênfase deve estar na expressão " “Nele” " , pois não há comunhão com Deus, nem comunhão de Deus, não há palavra a ser ouvida, nem lugar de encontro absolutamente, exceto em Cristo. Seria um lugar de morte e destruição para o homem natural; eis aí a razão das sérias recomendações que foram dadas sobre entrar naquele lugar sem o devido equipamento, aquele simbólico equipamento que falava do homem natural tendo sido completamente coberto e revestido por outro Homem Celestial, com vestes celestiais, as vestes da justiça. Somente assim seria possível entrar naquele lugar: do contrário “o homem seria morto…”
Se você quiser saber exatamente como isto funciona, venha para o Novo Testamento e tome a história da viagem de Saulo de Társis para Damasco. Ele diz: " “Ao meio-dia , vi no caminho uma luz do céu, mais brilhante que a luz do sol… E quando todos nós caímos por terra, ouvi uma voz que dizia para mim… Saulo, Saulo, por que me persegues?” " Então você se lembra como eles o levantaram e o conduziram para a cidade, porque ele perdera a visão. Pela misericórdia de Deus, ele ficou sem enxergar por apenas três dias e três noites. Deus comissionou Ananias par ir visitar aquele homem cego, e dizer a ele: " “Jesus, que apareceu a você no caminho no qual viestes, enviou-me para que você pudesse receber a visão” " . Saulo de Tarsus, por outro lado, poderia ter sido um homem cego até o fim de sua vida. Este é o efeito do encontro de um homem natural com a glória de Deus na face de Jesus Cristo. É destruição. Não há lugar para o homem natural na presença da luz; seria morte. Mas em João 8 temos as seguintes palavras: " “a Luz da vida” " , contra a escuridão da morte. Bem, em Jesus Cristo o homem natural é considerado como tendo sido inteiramente colocado à parte. Não há lugar para ele lá.
NÃO HÁ LUGAR PARA O HOMEM NATURAL
Isto significa que o homem natural não pode vir para a luz, nem pode vir para o grande propósito de Deus e ser achado naquela Casa cheia da glória de Deus, aquele instrumento através da qual Ele irá manifestar a Sua glória ao Universo. O homem natural não pode entrar lá: e quando falamos sobre o homem natural, não estamos apenas ao não salvo, isto é, o homem que ainda não veio ao Senhor Jesus. Estamos falando do homem que Deus considera como um ser posto completamente à parte.
O Apóstolo Paulo tinha que falar aos cristãos de Corinto dessa maneira. Eles eram pessoas convertidas, salvas, mas estavam seduzidos pela sabedoria e pelo poder deste mundo; isto é, pela sabedoria natural, conhecimento, e pela força que dela procede, e a disposição e a inclinação deles era tentar segurar as coisas divinas e analisá-las, investigá-las e examiná-las através da sabedoria e do conhecimento natural, da filosofia e sabedoria deste mundo. Assim, eles estavam trazendo o homem natural para suportar as coisas divinas, e o apóstolo Paulo escreveu a eles, e, na própria linguagem deles ele disse: " ‘Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente’ " . O homem de " ‘psique’" , isto é, o homem natural. A mais nova de nossas ciências é a Psicologia, a ciência da alma: e o que é Psicologia? Ela tem a ver com a mente do homem; é a ciência da mente do homem; e aqui está a palavra agora _ Estou parafraseando isto porque isto é exatamente o que ela significa. Agora, a ciência da mente jamais poderá receber as coisas do Espírito de Deus, nem pode ela conhecê-las. Este homem é muito inteligente, muito intelectual, muito bem treinado, com todos os seus sentidos naturais trazidos ao mais alto estado de desenvolvimento e perfeição, contudo este homem está incapacitado em relação às coisas de Deus. Porque o primeiro vislumbre do conhecimento de Deus é um milagre que precisa ser realizado, através do qual é dada luz aos olhos cegos que nunca enxergaram, e através do qual a luz vem como um raio feixe de revelação, pelo que se pode dizer: " ‘Bem-aventurado és tu... pois não foi carne nem sangue quem te revelou, mas meu Pai que está no céu.” "
Esta é uma afirmação de um fato tremendo. Cada ponto de luz real que está na direção daquela última efulgência, a revelação da glória de Deus em nós e através de nós, cada ponto dessa luz está em Cristo Jesus, e somente pode ser obtida Nele, desde que o homem natural seja posto totalmente de lado, e um novo homem seja trazido à existência, com novas faculdades espirituais: tanto que foi dito a Nicodemos, o melhor produto da escola religiosa daqueles dias e de seu mundo: " “Aquele que não nascer de novo não pode ver...” " Ele não pode ver. Bem, isto significa que, para que possamos conhecer até mesmo as primeiras letras do alfabeto Divino, devemos estar em Cristo, e tudo o mais é uma questão de aprender Cristo, saber o que significa estar em Cristo.
COMO CONSEGUIMOS A LUZ DA VIDA
(a)UMA CRISE
Isto nos traz para a pergunta: Qual é o caminho para ir a Cristo, ou, como obter a luz da vida? Bem, a resposta é, naturalmente, de maneira sucinta, para ter a luz temos que ter a vida. Esta luz é a luz da vida. É o produto da vida. Toda luz Divina, a verdadeira luz que vem de Deus, é uma luz viva. E como obter esta luz da vida?
Temos essas duas coisas trazidas bem diante de nós no Evangelho de João, principalmente, Cristo em nós, e nós em Cristo. O Senhor nos tem dado uma Linda ilustração do que isso significa, e esta ilustração nós temos lido no capítulo 12. O que significa estar em Cristo? O que significa estar na vida e na luz? Bem, aqui está a resposta. Existe vida naquele grão de trigo, mas esta vida está num único grão. Como fazer para que a vida seja transmitida para outros grãos, de modo que venham a encher toda a terra? Bem, o Senhor responde: coloque esse grão na terra: deixe-o cair na terra e morrer; deixe-o cair dentro da terra escura, e deixe a terra encobri-lo. O que acontece? O grão começa imediatamente a se desintegrar, a se desmanchar, a se render, em relação a sua própria vida individual e pessoal. Logo surge um broto da terra, que vira um talo, e finalmente surge uma espiga de grãos de trigo; e, se eu pudesse ver a vida e olhasse para aqueles grãos de trigos, veria que a vida que estava naquele único grão agora está em cada um dos demais grãos. Então eu ceifo aquela espiga, que pode conter uma centena de grãos, e eu obtenho dez mil; ceifo as espigas novamente, e elas se multiplicam centenas de vezes, e assim acontece até que encham toda a terra; e, se eu pudesse olhar através de uma lente magnífica para cada um daqueles milhões e milhões de grãos, se a vida fosse alguma que se pudesse ver, veria eu que aquela mesma vida original era a mesma vida de cada um daqueles grãos. Aqui está a resposta.
Como esta vida entra em nós, esta luz da vida? O Senhor Jesus diz que a morte deve ocorrer; a morte para o que nós somos em nós mesmos; a morte para a nossa própria vida; a morte para uma vida separada da Vida Dele. Devemos ir com Ele para a morte, e lá, sob a ação do Espírito de Deus, unidos com o Cristo sepultado, há uma transmissão da Vida Dele para a nossa, e Ele, surge, então, não mais meramente como um único grão de trigo, mas multiplicado em cada um de nós. É o milagre que se sucede a cada ano, no terreno natural, e é justamente o princípio pelo qual o Senhor entra em nós. Por aí você vê a necessidade de que a nossa vida separada da Dele morra; a necessidade de permitirmos que a nossa vida vá embora, absolutamente. Esta é a crise que ocorre no início; uma crise real. Mais cedo ou mais tarde, essa crise tem que acontecer.
Alguns podem dizer: Eu ainda não tive essa crise. Para mim, tornar-se um cristão foi uma coisa muito simples. Como uma criança, eu era apenas ensinada, ou, em algum tempo eu simplesmente expressava minha fé pessoal no Senhor Jesus de alguma forma, e, a partir daquela hora, eu passei a pertencer ao Senhor. Eu sou um cristão! Está você se movendo na crescente plenitude da revelação do Senhor Jesus? Tem você um céu aberto? Está Deus se revelando em Cristo para você em toda plenitude? Eu não estou dizendo que você não pertence ao Senhor Jesus, mas estou dizendo que a base inalterável de um céu aberto é a sepultura, é uma crise à qual você chega ao fim de sua própria vida egoísta. É a crise da real identificação experimental com Cristo em Sua morte, não agora por seus pecados, mas por você. O seu céu aberto depende disso. É uma crise. E assim, não com uma ou duas, mas com muitas, este tem sido o caminho. A verdade é esta, que aquelas pessoas (de Corinto) eram filhas do Senhor; elas conheciam a Cristo, eram salvas; elas não tinham dúvida disso; mas, então, o tempo chegou quando o Senhor, a Luz da Vida, mostrou a elas que Ele não apenas morreu para levar seus pecados em Seu corpo, mas Ele mesmo as representou na totalidade de suas vidas naturais, para colocar essa vida natural de lado. Era o homem, e não apenas os seus pecados, que foi para a cruz. Aquele homem é você; sou eu; e muitos, após anos de cristãos, têm chegado a essa tremenda crise de identificação com Cristo, tanto homens, como mulheres, tudo aquilo que somos em nossa vida natural. Muitos têm chegado a esta crise, e a partir desse momento tudo tem ficado numa escala mais vasta do que antes na vida cristã. Tem havido o céu aberto, o alargamento da visão, a luz da vida de um modo muito maior.
Se você ainda não esta crise teve, pergunte ao Senhor sobre isso. Mas preste atenção, se você vai ter essa experiência com o Senhor, você está pedindo por problemas; porque, como foi dito anteriormente, este homem natural é difícil de morrer; ele resiste com tenacidade; ele não gosta de ser posto de lado. Olhe para o grão de trigo. Quando ele cai na terra, observe o que acontece a ele. Você acha que é uma coisa agradável? O que acontece? Ele perde a sua própria identidade. Você não consegue reconhecê-lo. Pegue-o e dê uma olhada nele. Será este aquele lindo pequeno grão de trigo que eu joguei no solo? Em que coisa horrível ele se transformou! Perdeu completamente a sua própria identidade; perdeu sua própria consistência; tudo está caindo aos pedaços. Que horrível! Sim, é isso o que a morte faz. Esta morte de Cristo, ao ser trazida em nós põe fim à nossa própria vida natural. Ela a remove, a põe em pedaços, tira toda a sua beleza. Começamos a descobrir que, afinal de contas, não há nada em nós, mas somente corrupção. Esta é a verdade. Ao cair aos pedaços, perdemos toda aquela beleza que havia, do ponto de vista natural, talvez, da forma como os homens a vê. Não é uma coisa agradável cair no chão e morrer. Mas é isso o que acontece.
" “Mas se morrer”" … " “Se morrermos com Cristo, cremos que com Ele viveremos”. " (Rom.6.8) Iremos compartilhar a Sua Vida, ganhar uma nova vida, e, então, uma nova forma é dada, uma nova vida; não a nossa, mas Ele. É uma crise. Eu insisto com você para que tenha experiências reais com o Senhor sobre esse assunto. E, se você tiver, espere pelo que eu disse, espere que você irá cair aos pedaços, espere que a sua beleza, que você achava que tinha, será completamente desfigurada; espere descobrir que você possui uma corrupção ainda maior do que pensava; espere que o Senhor irá trazer você à um lugar onde você vai chorar, lamentar e será levado à destruição. Mas eis que a benção virá disso é que _ O Senhor, a melhor coisa que pode me acontecer é que irei morrer! E o Senhor irá dizer: É para isso mesmo que eu estou trabalhando; eu não posso glorificar essa corrupção. " “Isto que é corruptível deve ser revestido da incorrupção” " (1Cor. 15.53) e esta incorrupção é o germe desta vida Divina na semente que revela sua própria vida, esta é transmitida Dele. Deus não vai glorificar esta humanidade. Ele vai nos transformar à semelhança do glorioso corpo de Cristo. Isto é muito profundo e está muito lá na frente, mas o nosso ponto é que tem que haver essa crise, se estamos indo para a glória, para o propósito de Deus.
(b) O PROCESSO
Então, haverá um processo. O Senhor Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diária, e me siga”. E assim dizendo, Ele estava corretíssimo. Que a Cruz é algo que se experimenta de uma vez por todas é verdade, como a crise que falamos anteriormente: " ‘Senhor, eu aceito de uma vez para sempre aquilo que a Cruz significa!’ " Mas nós vamos descobrir que, após a crise, dia após dia temos que estar presos na Cruz, e a Cruz opera nessas aflições e sofrimentos, as quais o Senhor permite que venham sobre o Seu povo. Em Seu Supremo poder Ele tem colocado você em certas situações difíceis: uma dificuldade no lar, no serviço, no corpo físico, uma situação difícil com uma finalidade. Amado, este é o duro trabalho da Cruz em nossa experiência, a fim de preparar um caminho para o Senhor, para que Ele tenha um lugar mais amplo. A Cruz vai abrir um caminho para a paciência de Cristo, para a Sua resistência, para o Seu amor. Ela vai abrir um caminho para Ele: e você não deve se ajoelhar todas as manhãs e dizer, " ‘Oh, Senhor, tira-me desse lar; tira-me desse emprego; tira-me dessa dificuldade!’ " Você deve dizer: " ‘Senhor, se isto for a operação da Cruz em mim para o dia de hoje, eu aceito" . Enfrentando a situação desta maneira, você encontrará força, vitória, a cooperação do Senhor; e há fruto e não sequidão. É neste sentido que o Senhor estava se referindo em fazer da Cruz uma experiência diária. " “Aquele que não tomar a sua cruz, e não vir após mim, não pode ser meu discípulo” " _ou seja, alguém que está aprendendo a Mim! Assim, aceitar a dificuldade, seja ela qual for, dia após dia, é o caminho no qual eu aprendo a Cristo, e esse é o processo da luz, da luz da vida. Você e eu jamais podemos ver e conhecer separados da Cruz. A Cruz tem que abrir o terreno desta vida natural. O Senhor sabe o que nós faríamos caso Ele tirasse a Cruz de nós. E eu até imagino o que nós faríamos.
Este pode não ser a mais recente fraseologia do Novo Testamento, ou forma de expressar, para falar da nossa cruz diária, do tomar a cruz diária. O princípio pode mais precisamente ser este: de que é a Cruz que é dada a Ele que se torna minha diariamente. Isto pode estar correto, porém somente funciona da forma como falamos. Se o Senhor tirasse aquilo que é a expressão da Cruz para nós no dia a dia, removendo-o dos nossos ombros, isso não seria bom para nós. Iria abrir imediatamente uma porta para o crescimento da vida natural. Você pode ver isso quando as pessoas conseguem um pouquinho de alívio nas lutas. Como elas se utilizam de suas próprias forças e influências! Elas se apoiam em suas próprias muletas; elas olham para você com ar de superioridade; você está errado e elas estão certas. Orgulhosas, auto-suficientes, tudo vem à tona. Bem, então, o que falar de Paulo? Eu olho para Paulo como um gigante, espiritualmente. Perto daquele homem nós somos bebês espirituais, e mesmo assim, Paulo, sendo o gigante espiritual que era, humildemente confessou que o Senhor lhe enviou um mensageiro de Satanás, para esmurrá-lo, um espinho em sua carne, para que ele não se exaltasse além da medida. Sim, gigantes espirituais podem se exaltar, se o Senhor não olhar para isso e tomar as devidas precauções, e, a fim de manter o caminho daquela grande revelação aberta e clara, para que cresça mais e mais, o Senhor disse: " ‘Paulo, Eu preciso mantê-lo humilhado, sob muita limitação; é a única forma; senão você começa a se levantar, limitando a luz, prejudicando a revelação.’ "
Bem, aí está o princípio. A luz da vida. Este é o Seu princípio; e mais uma vez o apóstolo diz:
“Levando sempre e por toda parte o morrer de Jesus, para que a Sua vida se manifeste em nosso corpo mortal”. (2Cor.4.10)
Sua Vida é o que precisamos, e junto com a Vida vem a luz. É a luz pela Vida. Não há outra luz Divina, apenas aquela que vem da Vida de Cristo em nós, e é a Sua morte provocada em nós que abre o caminho para a Sua Vida.
Eu devo permanecer lá (na Cruz). Veja novamente o propósito de Deus: a luz, a glória, a plenitude. Tudo está em Cristo. A medida da luz, a medida da glória, vai ser a medida de Cristo, e a medida de Cristo vai depender inteiramente de qual espaço o Senhor pode encontrar para Ele mesmo em nós; e, para que exista espaço para Ele, devemos chegar a um ponto onde a nossa vida própria seja totalmente desprezada, e isso leva uma vida toda. Mas, louvado seja Deus, haverá um ápice glorioso, quando Ele voltar, para ser glorificado nos Seus santos, e para ser admirado por todos os que crêem. Admirado! Tendo a glória de Deus! Oh, que um pouco da luz daquela glória possa cair em nossos corações hoje, para nos encorajar e nos confortar em nosso caminhar, para fortalecer os nossos corações em continuar no conhecimento de Seu Filho, por causa do Seu nome.


>Capítulo 01

>Capítulo 02







OUÇA O ÁUDIO DA MENSAGEM ACIMA ATRAVÉS DO LINK ABAIXO:

>A Escola de Cristo - A Luz da Vida



VISITE NOSSOS CANAIS DO YOUTUBE NOS SEGUINTES LINKS: 

>Nosso Canal do Youtube (Áudio Livros Cristão)

>Nosso Segundo Canal (Variedades Diversas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola de Cristo - T. Austin-Sparks

Prefácio da Terceira Edição Revisada A ministração contida neste pequeno livro foi escrita sobre a bigorna de envolvimentos profund...