terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A Escola de Cristo (T. Austin-Sparks)


Capítulo 2 

Aprendendo a Verdade

"Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8.31-36
"Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira". João 8.44
"e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra." João 8.55
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.6
"a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós." João 14.7
"Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;" João 15.26
"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça." Rom.1.18
"pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém." Rom.1.25
"se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus," Efe.4.21
"e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade." Efe.4.24
"Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro" Apo.3.7
"Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus" Apo.3.14


Em nossa meditação inicial, falávamos sobre a Escola de Cristo, e dizíamos que todo verdadeiro filho de Deus é trazido para dentro dela pela mão do Espírito Santo, o Espírito da Unção, e que, uma vez lá, a primeira grande obra do Espírito é apresentar Cristo ao nosso coração como o Objeto de Deus em todo o Seu tratamento para conosco. Assim, Cristo é primeiramente apresentado e atestado por Deus como sendo o Objeto do Seu prazer, e então, o Espírito Santo torna conhecido o propósito Divino em conexão com a revelação interior do Senhor Jesus, principalmente que devemos ser conformados à imagem do Filho de Deus. Falávamos ainda sobre duas ou três lições básicas nessa Escola, coisas que delineiam a nossa educação. Primeiramente, o Santo Espírito se utiliza do sofrimento para fazer com que todos os que estão debaixo de disciplina (pois é isso o significado de discípulo) conheçam por experiência, no íntimo de seus corações, a completa diferença entre Cristo e eles próprios. Então, Ele também trabalha para nos trazer a uma situação na qual percebemos quão impossível é, a não ser por meio de um milagre de Deus, que por nós mesmos possamos ser como Cristo. E uma conseqüência disso é que esta experiência deve ser algo que está fora de nós mesmos, que é o próprio Deus fazendo.
Bem, isto é tudo preliminar na Escola de Cristo, embora me pareça que esta educação preliminar continue até o fim dos nossos dias. Seja como for, parece que ela se estende sobre boa parte de nossa vida, embora deva haver um ponto alcançado que represente uma crise definitiva sobre esta questão, no qual uma fundação é colocada, e onde essas três coisas são reconhecidas e aceitas, e nós não iremos muito longe até que isso ocorra. A pessoa que realmente começa a se mover é aquela que tem alcançado o seu desespero final, e tem enxergado muito claramente, pela iluminação do Espírito Santo, que "não sou mais eu, mas Cristo" _ "Não é o que eu sou, Ó Senhor, mas o que Tu és, apenas isto pode ser o real descanso de minha alma": O Teu amor, não o meu; a Tua Paz, não a minha; o Teu descanso, não o meu; o Teu Tudo, e não o meu; apenas a Ti! Esta é a fundação essencial do crescimento espiritual, do conhecimento espiritual, da educação espiritual.
"EU SOU A VERDADE"
Agora, nesta meditação, vamos olhar mais de perto para o Senhor Jesus como o Objeto de Deus e padrão para a obra do Espírito Santo em nós, esta "diferença" que Ele representa, e temos lido várias passagens, todas elas, como você percebeu, falando sobre a verdade. Seguramente aquelas passagens nos evangelhos devem ter exercido um papel na educação dos discípulos. Em primeiro lugar houve uma afirmação ou declaração feita aos judeus __ uma coisa tremenda para ser dita no ouvido daqueles discípulos. Havia judeus que fizeram uma profissão de fé. O Senhor Jesus levanta a questão do discipulado com eles. Ele disse aos judeus que tinham crido Nele (não quer dizer que eles tinham crido nele), "Se vocês permanecerem na minha palavra, então verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Eles responderam imediatamente com um tom de queixa, "Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém". Ele puxa essa questão sobre a verdade, a verdade em relação a Si próprio. "Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente series livres". "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". A questão sobre qual descendência eles pertenciam, e associada com isto a declaração: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". Você entende isto? Conhecer a verdade é conhecer o Filho. Liberdade pela verdade é pelo conhecimento Dele.
Então para os Judeus __ presumo eu que da maneira mais violenta __ Ele disse essas palavras de força sem paralelos: "Vocês são filhos do diabo, e quereis satisfazer a vontade de seu pai. Ele foi assassino desde o princípio, e nunca se firmou na verdade … ele é mentiroso e pai da mentira … quando ele fala a mentira, fala do que lhe é próprio". Tremenda força de linguagem, e tudo sobre esta questão da verdade, a verdade ligada a Ele mesmo.
Então, quando você chega ao capítulo 14, Ele está a sós com os seus discípulos; e Felipe diz para Ele, "Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta". Sua resposta é, "Há tanto tempo tenho estado convosco, e ainda não me conheceis, Felipe? Quem vê a Mim vê o Pai". Outra questão na escola: "Senhor, não sabemos para onde vai; como saberemos o caminho?" "Eu sou o caminho, e a verdade…" Eu sou a verdade. A verdade não é uma coisa; a verdade é uma Pessoa. Bem, tudo isso está na Escola de Cristo, baseando sobre Cristo como a Verdade.
Eu não sei quão fortemente você é tocado com este assunto, mas o nosso objetivo certamente é que possamos ser bastante sensibilizados a respeito dessas coisas. Como você se sente sobre a importância de ter um verdadeiro fundamento? E finalmente, a característica suprema em um fundamento é a verdade, e isto deve ser verdadeiramente bem colocado. Esta fundação tem que levar a uma responsabilidade muito grande, não simplesmente uma responsabilidade com o nosso bem estar e com o nosso destino, não, mas a vindicação do próprio Deus. Por isso deve ser absolutamente verdadeira, e cabe a nós termos certeza plena de onde estamos; em outras palavras, colocarmos um fim em toda nossa imaginação, acabarmos de vez com tudo aquilo que não seja genuíno e totalmente verdadeiro em nossa posição.
É justamente isto que iremos analisar um pouco neste momento. Tão grandes são as conseqüências que não podemos ter qualquer dúvida em nossa posição. É desta forma. Você e eu vamos encarar a Deus algum dia. Vamos encarar a Deus literalmente, face a face, na eternidade e, então, a questão será levantada: Falhou Deus em algum ponto conosco? Seremos capazes de dizer: Senhor, Tu falhaste comigo; Tu não foste verdadeiro para com a Tua Palavra? Tal posição é impensável, pois ninguém poderá ser capaz de fazer uma acusação como essa contra Deus, de ter qualquer questão a respeito da verdade de Deus, de Sua realidade, de Sua fidelidade. O Santo Espírito foi enviado como o Espírito da Verdade, a fim de nos guiar a toda Verdade, e isso para que não haja qualquer dúvida, ou o que seja, entre Deus e nós, quanto à Sua absoluta fidelidade, Sua Verdade para com Ele mesmo, e para com toda a Sua Palavra. O Espírito Santo foi enviado para isso. Se isto é verdade, então o Espírito Santo irá tratar com cada discípulo na Escola de Cristo, a fim de eliminar tudo aquilo que não for verdadeiro, que não for genuíno, para fazer que tal discípulo se firme sobre uma fundação que possa permanecer diante de Deus no dia de Sua total e absoluta vindicação.
A NECESSIDADE DE UM FUNDAMENTO VERDADEIRO
Mas, para que isso possa ser desta forma, você e eu, sob o ensino do Espírito Santo, temos que ser completamente tratados, e temos que chegar à uma posição onde estejamos perfeitamente ajustados diante de Deus, onde haja toda uma responsividade ao Espírito Santo, e nada em nós que O resista, ou O recuse, mas onde estejamos perfeitamente abertos e prontos para as maiores conseqüências, onde o Espírito Santo possa colocar o seu dedo sobre algo em nossas vidas que precise ser tratado ou ajustado. Ele está aqui para isso.
A alternativa a tal obra do Espírito Santo sendo permitido ser realizada em nós é que nos encontremos a nós mesmos numa falsa posição, o que é difícil, muito difícil de nos vermos numa falsa posição, mesmo que seja apenas em certos pontos. Estamos vivendo num mundo falso, um mundo que está fundamentado sobre mentiras. Toda a constituição deste mundo é uma mentira; é a natureza do homem, embora muitos não saibam, e pensem que são verdadeiros. Estão tentando construir o mundo sobre uma base falsa. O Reino de Deus é completamente diferente. Ele é construído sobre Jesus Cristo, a verdade.
Pois bem, a minha ênfase agora é sobre a necessidade de uma posição verdadeira no que diz respeito a nós. Oh, para homens e mulheres nos quais a verdade de Cristo tem sido moldada e que irão seguir com Deus, não importa o que isso possa custar. "Quem habitará no monte do Senhor?" "Aquele que fala a verdade em seu coração… aquele que, embora jure com dano seu, não muda"; isto é, que toma a posição da verdade, mesmo que isto lhe custe caro. Somos influenciados por todos os tipos de falsas considerações, influenciados pelo que os outros irão pensar e dizer, especialmente aqueles que pertencem aos nossos círculos religiosos, de nossa tradição; e são elas falsas considerações e falsas influências. Elas amarram e impedem muitos homens e mulheres de seguirem corretamente com Deus no caminho da luz. É uma falsa posição.
Aceitaria você se eu lhe falasse que não há verdade em nós? Esta é uma das coisas que vamos descobrir na medida em que o Espírito Santo for tratando conosco, que não há realmente verdade em nossas mentes. Podemos estar muito convencidos, e podemos estar preparados para renunciar nossas vidas por causa de nossas convicções e por tudo à prova por aquilo que acreditamos com todo o nosso ser o correto, ser a verdade, porém podemos estar completamente errados. Esse foi o caso de Saulo de Tarsus __ "Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno;" (Atos 26.9). E ainda, "A hora vem onde todo aquele que vos matar irá pensar que está prestando um serviço a Deus". (João 16.2); tão zelosos por suas convicções __ Esta é a vontade de Deus! Vontade de Deus! __ convencidos de que é a vontade de Deus; alguns prontos para dar suas próprias vidas por causa de suas convicções, e alguns prontos para tirar a vida de outras pessoas, por causa de suas convicções. Quão longe iremos nós na força de nossas convicções e estarmos errados, completamente errados, tão errados quanto estávamos no início. Uma falsa convicção; e não há sequer uma mente humana que não chegue a esta situação. Estas sementes estão na natureza humana, em cada um de nós; na mente como convicção, no coração como desejo. Podemos pensar que os nossos desejos são perfeitamente puros e corretos, no entanto serem completamente falsos; e a mesma coisa também em relação à nossa vontade. Em nós, por natureza, não há qualquer verdade.
VIVENDO PELA VERDADE
Vamos direto ao assunto. O que é um cristão? Será ele alguém que não era bem humorado, mas que agora se tornou bem humorado; que não era muito afável, mas agora se tornou afável; que não era muito zeloso, mas que agora é bem zeloso; será uma pessoa com uma disposição diferente daquela sua anterior. Será esta a verdadeira definição de cristão? Dê-me um armário homeopático. Traga-me uma pessoa muito irritadiça. Dê-lhe uma dose de, o que eu devo dizer? __ nux vomica; em duas ou três horas ele será uma pessoa bem humorada. Será ele um cristão? Dê-lhe algo mais; faça-o voltar ao que era antes. Foi ele salvo e teve uma recaída? As drogas podem mudar o temperamento do homem em algumas horas. De ser uma pessoa letárgica, desleixada e indiferente, você se torna vívido, enérgico, ativo; de ser miserável, descontente, infeliz, melancólico, desagradável, irritado, você se torna amigável, agradável, aliviado de toda aquela crise nervosa que o fazia agir daquela forma, e toda aquela digestão desordenada que fazia de você uma pessoa de difícil convivência. Por um pouco de tempo, você conseguiu fazer um cristão com drogas! Você compreende.
Onde está a verdade? Se a verdade a respeito da minha salvação reside na área dos meus sentimentos, no meu sistema digestivo, no meu sistema nervoso, eu vou ser um pobre cristão; porque isso irá mudar de dia para dia, conforme o tempo ou outra coisa qualquer. Oh não! A verdade; onde está a verdade? " Não o que eu sou, mas o que Tu és" Eis aí onde a verdade está, "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". Libertará do que? Da escravidão! De qual escravidão? Satanás colocando suas cadeias de condenação sobre você, porque no dia de hoje você não está se sentindo bem. Você se sente mal em sua constituição, deprimido, sente a morte em derredor, sente-se irritado, e satã chega e diz: você não é um cristão! Belo cristão você é! E você se abate com isso. É isso verdade? É uma mentira! A única resposta para libertação e emancipação é, 'Não é o que eu sou, é o que Ele é; Cristo permanece o mesmo. 'Ele não é como eu, que muda de hora em hora, e dia após dia: Ele é diferente.
Perdoe-me ser tão forte em minha ênfase, mas eu realmente sinto que esta é a única forma de sermos salvos. Jesus diz: "Eu sou a Verdade". O que é a Verdade? É para aí que apontam todos os argumentos de satanás, que é "um mentiroso e pai da mentira". É isso que nos livra de nossa própria falsidade. Nós estamos carregados de contradições. Nós nunca poderemos garantir que iremos ficar com um mesmo pensamento por um longo tempo, que as nossas convicções nunca mudarão. Oh não, isto não está em nós, absolutamente; está em Cristo. Você vê em que falsa posição poderíamos estar se estivéssemos naquele outro nível de natureza. Que jogo o diabo poderia fazer conosco.
Estou usando estas ilustrações para tentar chegar ao âmago dessa questão. O que é a verdade? Ela não é encontrada em nós. Nós não somos verdadeiros em nenhuma parte do nosso ser. Somente Cristo é a Verdade, e você e eu temos que aprender como viver em Cristo, e até que tenhamos aprendido isso, o Espírito Santo não pode fazer outra coisa. Talvez você esteja dizendo, não é um verdadeiro cristão menos mal humorado? Não há nenhuma diferença em absoluto? Não pode um cristão ficar irritado e tudo mais? Eu não estou dizendo isso, também não estou lhe justificando por isso; estou dizendo que na Escola de Cristo, até que você e eu tenhamos aprendido a permanecer em Cristo pela fé, o Espírito Santo não possui terreno para trabalhar, a fim de nos trazer em conformidade com Cristo. Se vamos viver sobre uma base falsa de nós mesmos, o Espírito Santo deixa-nos sozinhos. Quando chegamos para viver por fé em Cristo, então o Santo Espírito pode entrar e confirmar Cristo em nós, e nos ensinar a vitória, o domínio, e nos ensinar por livramento como não se tornar uma presa de bons ou de maus sentimentos em nós mesmos, mas a vivermos em outro nível. Quero dizer o seguinte, que você não dá importância aos seus sentimentos quando chega ao terreno de Cristo.
Tome a irritabilidade, por exemplo. Alguns de vocês, naturalmente, podem nunca terem sofrido disso, absolutamente, mas os outros sabem que batalha é. Bem, vamos tomar esse caso como exemplo. Hoje nos sentimos assim, nervosos, pressionados e impacientes. O que vamos fazer a respeito? Vamos fazer disso a nossa vida cristã ou a negação de nossa vida cristã? Se formos para esse terreno, então satanás é sempre rápido em tirar proveito da situação e nos trazer para uma terrível escravidão e realmente matar a nossa vida espiritual. Mas se você tomar a posição, 'Sim, assim é como me sinto hoje, esta é a minha enfermidade hoje, mas Senhor Jesus, Tu és diferente de mim, e eu simplesmente descanso em Ti, me apoio em Ti, seja a minha vida', e você verá o que acontecerá. Você terá cortado o terreno do Diabo, e verá que há paz no fim da linha, e descansará, e, embora possa estar se sentindo mal em outra parte de você, porém no seu interior você está em descanso. O inimigo é expulso do seu interior, ele não tem lugar lá. A paz de Deus é o árbitro no coração e na mente através de Cristo Jesus; a fortaleza está segura. O que satanás está sempre tentando fazer é entrar no espírito através do corpo ou da alma e capturar a fortaleza, o espírito, e trazê-lo para à escravidão. Mas nós podemos permanecer livres interiormente quando nos sentimos muito mal em nosso exterior. Isto é liberdade por meio da verdade. Esta é a verdade! Não é uma coisa, não é uma afirmação, mas uma Pessoa. É o que Cristo é, e Ele é completamente diferente do que nós somos. Bem, o Espírito Santo nos ensina, como o Espírito da Verdade, que ela está em Cristo, que é tudo. A solução é lidarmos com nós mesmos, ou com o próximo, ou com o mundo, de uma forma mental. Permaneça em Cristo e haverá descanso, paz, libertação.
Mas não se esqueça disso: se deixarmos o assunto com o Espírito Santo, Ele não vai permitir que fiquemos confundidos. Quero dizer que o Espírito Santo irá nos expor a nós mesmos. Ele irá nos descobrir e nos mostrar que verdadeiramente não há nada sadio em nós, nada em que possamos nos apoiar em nós mesmos, a fim de que Ele possa deixar claro que é somente em Cristo, o Filho de Deus, que há segurança, vida.
Tenho uma sensação de incapacidade em tentar comunicar a você aquilo que eu tenho em meu coração. Muitas pessoas pensam que a vida espiritual, a vida de um filho de Deus, é uma questão de coisas. É uma coisa chamada de "a mensagem da cruz'. É uma coisa chamada 'santificação'. É uma coisa chamada 'libertação'. É a coisa chamada 'morte com Cristo' __ apenas uma coisa. Elas estão tentando segurar essa coisa, mas não há libertação nisso, absolutamente. Não funciona. 'A coisa' não funciona! Porque tudo é uma questão de Pessoa, o Senhor Jesus, e o Espírito Santo nunca irá nos salvar por meio de uma "coisa". Ele irá sempre nos trazer para a pessoa, e fazer de Cristo a base da nossa vida, de nossa libertação, de nosso tudo. Assim, a palavra é "Jesus Cristo"… que foi feito por nós sabedoria de Deus, justiça e santificação, e redenção" (1Cor.1.30)
A NECESSIDADE DE FÉ
Bem, devo concluir. A obra do Espírito Santo é a de nos conformar a Cristo, para nos fazer tomar a forma de Cristo, para formar Cristo em nós; porém Cristo permanecerá sempre diferente daquilo que somos, sendo assim, nunca cessará de ser um chamado para a fé. Espera você alcançar um ponto nesta peregrinação terrestre onde a fé possa ser dispensada? É uma falsa esperança. A fé será requerida tanto quanto sempre foi nos seus últimos momentos de vida, se não até mais do que antes. A fé é algo para toda a duração desta vida. Se isto é verdade, que em si mesma ela dispensa qualquer esperança de termos algo em nós mesmos. Este foi o primeiro pecado de Adão; que escolha a dele, de não ter tudo em Deus, mas ter em si mesmo, em independência, a fim de se livrar da idéia de fé. Assim ele pecou por incredulidade, e todos os pecados que vieram, uma vez que podem ser relacionados a ela __ a incredulidade. A fé é um grande fator de redenção, de salvação, de santificação, de glorificação; tudo é pela fé. Ela desfaz a obra do Diabo. E a fé simplesmente significa que nós somos colocados numa posição onde não obtemos nada por nós mesmos, mas sim em outra Pessoa, e podemos somente conhecê-lo e gozá-lo pela fé nessa outra Pessoa. Assim Gálatas 2.20 sempre vêm com força renovada __ "Já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e esta vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou e a Si mesmo se entregou por mim". (ARV) Eu vivo a vida na carne pela fé no Filho de Deus.
Que o Senhor revele a Sua Palavra para nós.



>Capítulo 01











OUÇA O ÁUDIO DA MENSAGEM ACIMA ATRAVÉS DO SEGUINTE LINK: >A Escola de Cristo - Aprendendo a Verdade



VISITE NOSSOS CANAIS DO YOUTUBE NOS SEGUINTES LINKS:

>Nosso Canal do Youtube 

>Nosso Segundo Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola de Cristo - T. Austin-Sparks

Prefácio da Terceira Edição Revisada A ministração contida neste pequeno livro foi escrita sobre a bigorna de envolvimentos profund...