terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A Escola de Cristo (T. Austin-Sparks)


Capítulo 3 

Aprendendo por Revelação

"e em visões de Deus me levou à terra de Israel, e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia como que um edifício de cidade para a banda do sul. Levou-me, pois, para lá; e eis um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo na mão um cordel de linho e uma cana de medir; e ele estava em pé na porta. E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque, para to mostrar foste tu aqui trazido. Anuncia pois à casa de Israel tudo quanto vires." Eze. 40:2-4
"Tu pois, ó filho do homem, mostra aos da casa de Israel o templo, para que se envergonhem das suas iniqüidades; e meçam o modelo.
E se eles se envergonharem de tudo quanto têm feito, faze-lhes saber a forma desta casa, a sua figura, as suas saídas e as suas entradas, e todas as suas formas; todas as suas ordenanças e todas as suas leis; escreve isto à vista deles, para que guardem toda a sua forma, e todas as suas ordenanças e as cumpram." Eze.43.10,11
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;" Jo.1.1-4
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai." Jo.1.14
"E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". Jo.1.51

A RESPOSTA DE DEUS AO ESTADO DE DECLÍNIO
Temos observado que, quando o propósito Divino, como representado pelo templo e por Jerusalém, foi esquecido e perdido, e a glória tinha ido embora, Ezequiel recebeu e foi levado a escrever uma visão de uma nova casa celestial, uma casa medida em cada detalhe e definida a partir do alto. Da mesma forma, quando a Igreja dos tempos do Novo Testamento tinha perdido sua pureza, verdade, poder e sua característica e ordem celestial, e a glória inicial daqueles dias do Novo Testamento tinham desaparecidos, então João foi levado pelo Espírito a trazer a nova, maravilhosa e celestial apresentação espiritual, a pessoa do Senhor Jesus; aquela nova apresentação celestial de Cristo que temos no Evangelho de João, em suas cartas, e no Apocalipse: e devemos nos lembrar que o Evangelho escrito por João é, na escala do tempo, praticamente o último escrito do Novo Testamento. Talvez a real significação disso não tenha vindo sobre nós com a força e a impressão devida. Nós tomamos os Evangelhos da mesma ordem como estão arranjados em livros no Novo Testamento, e imediatamente somos levados por eles de volta aos dias da vida do nosso Senhor sobre a terra, e do ponto de vista de tempo que é onde estamos quando lemos os evangelhos. Para nós, todo o restante do Novo Testamento ainda não existia quando estamos nos Evangelhos, tanto os escritos e a história que se seguiu, tudo é futuro. Isto, naturalmente, é inevitável; mas devemos remover a nós mesmos dessa posição.
Por que o evangelho de João foi escrito? Foi ele escrito apenas como um registro da vida do Senhor Jesus aqui na terra, juntamente com dois ou três outros registros, para que a história do Senhor Jesus pudesse ser preservada? É isso? Para a grande maioria esta é a única finalidade. Os evangelhos são lidos com o propósito de se estudar a vida de Jesus enquanto Ele estava na terra. Isso pode ser muito bom, mas eu quero enfatizar muito fortemente que esta não é a principal intenção do Espírito Santo em ter inspirado a escrita dos evangelhos. E isto é particularmente visto no caso do evangelho de João, escrito muito tempo depois, no final de tudo; pois, quando João escreveu esses escritos finais, os outros apóstolos já estavam na glória. O evangelho de João foi escrito quando a Igreja do Novo Testamento, como dissemos, tinha perdido sua forma original e poder, e vida espiritual, sua característica celestial e Divina ordem; escrito no meio de tais condições como estão delineadas nas mensagens para as igrejas da Ásia, no começo do Apocalipse, e que isto pode ser claramente inferido a partir das cartas.
Qual era o objeto em vista? Bem, apenas este: como João escreve, as coisas já não estão como estavam, não como Deus queria que estivessem; elas não mais representam os propósitos de Deus em e para o Seu povo. A ordem, a ordem celestial, tinha sido quebrada, e continuava sendo quebrada ainda mais. A natureza celestial tinha desaparecido e uma coisa terrena está tomando forma no Cristianismo; a verdadeira vida está sendo perdida e a glória está indo embora. À esta situação Deus reage com uma nova revelação de Seu Filho, numa forma celestial e espiritual; pois os parâmetros ou características de João são a "celestialidade" e espiritualidade. Não é isso verdade? Oh sim, aqui está uma nova revelação de Seu Filho. Mas que revelação! Não simplesmente e unicamente como Jesus de Nazaré, mas como o Filho do Homem, Filho de Deus; Deus revelado e manifestado em forma de homem, destituído da eternidade com toda a plenitude da essência Divina, para que Seu povo pudesse ver.
Assim, devemos olhar através da ótica do Espírito Santo no Evangelho de João, e em seus outros escritos, e ver apenas isto, que a forma de Deus recuperar, quando Seu total e original propósito tem sido perdido e que a revelação celestial tem desaparecido, e a glória celestial tem ficado reclusa, é mostrar novamente o Seu Filho; e não trazer você de volta para os princípios da Igreja ou do Evangelho ou da doutrina, mas trazer Seu Filho para ser visto, trazer Cristo novamente em Seu tremendo significado celestial e espiritual diante dos olhos do coração do Seu povo. Esta é a resposta que é encontrada em João à essas condições que encontramos no Novo Testamento, as quais claramente mostram que a Igreja estava perdendo sua postura celestial, e todos os tipos de coisas estavam acontecendo, e a coisa toda estava ficando terrena. O que Deus poderia fazer? De que forma poderia Ele salvar o Seu propósito que parecia estar tão perigosamente perto de ser perdido? Ele mostra o Seu Filho novamente. Lembre-se de que a resposta de Deus é sempre em Seu Filho, para qualquer rebeldia. Esteja tal rebeldia no mundo, como aquela liderada pelo Anticristo (A resposta de Deus para o Anticristo será Cristo, com o esplendor de Sua Divina Glória), esteja ela na Igreja decadente e apóstata, a resposta de Deus estará em Seu Filho.
Este é o significado das palavras introdutórias do livro do Apocalipse. A Igreja perdeu o seu lugar, a glória desapareceu, mas Deus interrompe com uma revelação do Seu Filho.
"Eu sou … Aquele que vive, estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno".
Cristo é apresentado, e então tudo é medido e julgado à luz daquele Homem Celestial, com a cana em sua mão. Isto realmente bastaria, se apenas víssemos aquilo, e o compreendêssemos. Tudo para Deus e para nós está ligado à revelação do Senhor Jesus. Oh, não será, como temos dito, em tentar recuperar os fundamentos do Novo Testamento. Não será uma restauração da ordem do Novo Testamento. Não será nem mesmo uma reafirmação da verdade e da doutrina do Novo Testamento. Isso são apenas coisas, e elas podem ser usadas para montar uma moldura. A vida, a glória, não está nessas coisas. Não, o caminho da Glória de Deus está em Seu Filho; o caminho da Vida de Deus está em Seu Filho; o caminho do poder de Deus está em Seu Filho; o caminho da natureza celestial de Deus está em Seu Filho. E isto é o que Deus está dizendo no evangelho de João, em poucas palavras. Está tudo em Seu Filho, e a necessidade, a única necessidade, está em ver o Filho, e se Deus abrir os seus olhos para que você veja o Filho, então tudo mais será conseqüência. Isto é o evangelho de João novamente.
"Como lhe abriram os olhos?" Quem fez isso? Como Ele fez isso? A resposta ou reação do homem à interrogação foi esta, em efeito: vocês estão me perguntando sobre a técnica das coisas; eu não sou capaz de dar a resposta; eu não sou capaz de explicar isto, mas eu tenho a realidade, e isso é que importa. "Uma coisa eu sei, que eu era cego, mas agora vejo." É a luz da vida. "Nele estava a vida, e Ele era a luz dos homens…"
Não queremos ser capazes apenas de dar a técnica da verdade, e explicar e definir tudo. Isto não é a primeira coisa. A primeira coisa é: a vida produz a luz e isso está na revelação do Filho: e, se devo resumir tudo, então é __ primeiramente, Deus escondeu tudo sobre Si mesmo dentro de Seu Filho, e não é possível agora saber ou ter algo de Deus for a do Senhor Jesus, o Seu Filho. Deus assim estabeleceu; isto é final, é conclusivo.
CRISTO CONHECIDO SOMENTE POR REVELAÇÃO
Em Segundo lugar, não é possível ter ou conhecer coisa alguma de toda a plenitude que Deus escondeu em Seu Filho sem a revelação do Espírito Santo de uma forma interior. É um milagre feito pelo Espírito Santo no interior de todo homem e mulher, isso se eles tiverem que conhecer algo daquilo que Deus escondeu em Cristo. Isto novamente resume o Evangelho de João, pois lá, no centro, está um homem cego de nascença. Ele nunca tinha visto. E não é uma questão de restaurá-lo, mas sim de lhe dar visão. Esta é a primeira coisa. O mundo passou a ser absolutamente novo para aquele homem. Não importa o que ele deduzia, ou achava, ou imaginava, ou tinha sido descrito a ele, o fato de se ter visão vai ser algo como um novo começo. É um completo milagre produzir um mundo absolutamente novo, e toda a sua imaginação sobre como era aquele mundo e o que ele continha se mostrou completamente inadequada quando ele realmente conseguiu ver. Nada será visto, exceto pelo milagre produzido no interior.
(1) Deus escondeu tudo de Si mesmo em Seu Filho.
(2) Ninguém pode conhecer coisa alguma sobre isso, exceto se for revelado. "Ninguém conhece o Filho, exceto o Pai, e ninguém conhece o Pai, exceto o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar". (Mat 11.27) A revelação somente pode vir por escolha do Filho.
REVELAÇÃO LIGADA A SITUAÇÕES PRÁTICAS
A terceira coisa é essa. Deus sempre mantém a revelação de Si mesmo em Cristo ligada a situações práticas. Você e eu jamais podemos obter revelação que não esteja ligada à alguma necessidade. Não podemos obtê-la simplesmente como uma questão de informação. Informação não é revelação. Não podemos obtê-la por meio do estudo. Quando o Senhor deu o maná no deserto (tipo de Cristo como o pão do céu), Ele estipulou muito rigidamente que nenhum pedaço a mais do que o necessário para o dia fosse juntado, e que, se eles fossem além da medida que era necessária, doença e morte viriam sobre eles. O princípio, a lei, do maná, é que Deus mantém a revelação de Si mesmo em Cristo associada a situações práticas de necessidade, e nós não iremos ter revelação como um mero ensino, doutrina, interpretação, teoria, ou qualquer coisa do tipo, o que significa que Deus irá colocar você e eu em situações onde somente a revelação de Cristo pode nos ajudar e nos salvar.
Você observa que os apóstolos ganharam as suas revelações para a Igreja através de situações práticas. Eles nunca se reuniram numa Mesa-Redonda para desenhar um esquema de doutrina e prática para as igrejas. Eles saíam para o trabalho e se deparavam com situações desesperadoras, e no meio de tais situações que os pressionavam, geralmente até o desespero, eles tinham que ir até a presença de Deus e obter revelação. O Novo Testamento é o livro mais prático de todos, porque ele nasceu das situações de pressão. Podemos dizer que a revelação de Cristo nas emergências é a forma de mantê-lo vivo. Você entende o que eu quero dizer.
Agora, então, por que o Senhor nos manteria em situações extremas, reais. O Senhor é contra nós nos lançarmos sobre linhas teóricas a respeito da verdade, nos lançar sobre linhas técnicas. Oh, vamos evitar a técnica como uma coisa em si mesma e reconhecer isto, que, embora o Novo Testamento tenha em si uma técnica, nós não podemos simplesmente extrair essa técnica e aplicá-la. Temos que entrar nas situações do Novo Testamento, a fim de obter a revelação de Cristo para conhecer aquela situação. Assim, o caminho do Espírito Santo para conosco é nos trazer para dentro de situações e condições vivas, reais, de necessidades, nos quais somente um conhecimento novo do Senhor Jesus pode ser nossa libertação, nossa salvação, nossa vida, e então nos dar, não uma revelação da verdade, mas a revelação da Pessoa, um novo conhecimento da Pessoa, para que possamos ver Cristo de alguma maneira que supre a nossa necessidade. Não estamos desenhando sobre "uma coisa", mas sobre "Ele".
Ele é a Palavra. "No princípio era o Verbo", e o significado desta designação é exatamente essa, que Deus se fez inteligível para nós numa Pessoa, não num livro. Deus não escreveu primeiramente um livro, embora tenhamos a Bíblia. Deus escreveu uma Pessoa. Em um de seus panfletos, Dr. A.B. Simpson traz esta ilustração, ou ilustra isto dessa forma. Ele diz que em uma ocasião ele viu a escrita da Constituição dos Estados Unidos, e ela foi escrita num pergaminho. Ele estava próximo a ela, e podia ler todos os detalhes da Constituição. Mas, como ele ficou atrás daquele pergaminho, alguns metros afastados, tudo o que ele podia ver era a cabeça de George Washington no pergaminho. Então chegou mais perto novamente e viu que a Constituição tinha sido escrita numa variedade gráfica tal que pudesse assumir a forma da cabeça de George Washington. É isso. Deus tem escrito a revelação de Si mesmo, mas esta escrita está na Pessoa de Seu Filho, a Cabeça do Senhor Jesus, e você não pode ter a constituição do céu, exceto na Pessoa, e a constituição do céu é a Pessoa em forma do Filho de Deus.
Isto é apenas uma afirmação de coisas. Eu acredito que você irá pegar o fato afirmado e ir ao Senhor Jesus com isto. Não peça por luz como uma coisa, peça pelo complete conhecimento do Senhor Jesus. Este é o caminho, pois este é a única forma viva de conhecê-lo: e lembre-se, Deus sempre mantém o conhecimento de Si mesmo em Cristo ligado a situações práticas. Nós temos que estar na situação. O Espírito Santo irá nos trazer, se estivermos em Suas mãos, para dentro de situações que exigirão um novo conhecimento do Senhor. Este é um lado. O outro lado é que, se estivermos numa situação que é muito difícil, então estamos numa posição ideal para pedir a revelação do Senhor.



>Capítulo 01










OUÇA O ÁUDIO DA MENSAGEM ACIMA ATRAVÉS DO SEGUINTE LINK:>A Escola De Cristo - Aprendendo Por Revelação


VISITE NOSSOS CANAIS DO YOUTUBE NOS SEGUINTES LINKS:


>Nosso Canal do Youtube 

>Nosso Segundo Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Escola de Cristo - T. Austin-Sparks

Prefácio da Terceira Edição Revisada A ministração contida neste pequeno livro foi escrita sobre a bigorna de envolvimentos profund...